Literatura & Educação
Blog da Profa. Dra. Neide Luzia de Rezende e dos integrantes de seu Grupo de Estudos - Faculdade de Educação da USP

INFLUXO: Projetos didáticos de língua e literatura

Marcadores: ,
Esta é uma revista on line voltada para a publicação de projetos elaborados pelos alunos de licenciatura da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), da Faculdade de Educação da USP, nas turmas sob minha responsabilidade. São todos projetos voltados para a escola de ensino básico, de 5ª. série ao ensino médio.
Nem todos os sete professores que ministram a disciplina de MELP trabalham com projetos; quando trabalham, introduzem particularidades ditadas por suas linhas de pesquisa, razão pela qual esta revista, por ora, publica projetos de uma só professora, mas está aberta a apreciações futuras de produções de alunos e professores de outras turmas e mesmo de outras unidades e instituições. Além, disso, existem outras publicações eletrônicas coordenadas por grupos e professores ligados à disciplina que podem ser acessadas (ao final desta, elencamos esses endereços).
Por se tratar de uma revista que resulta do trabalho realizado no âmbito da Licenciatura, inevitavelmente articula docência, pesquisa e extensão, o tripé sobre o qual se posiciona a universidade. Nesse caso, pressupostos teóricos e metodológicos são necessários para situar tal trabalho acadêmico, por isso a inclusão de uma Apresentação para situar academicamente o conteúdo da revista e deste seu primeiro número.
Associada à concepção de projeto vinculamos a de gênero discursivo, o que esclarece a opção por números temáticos na revista, sendo o primeiro gênero-tema a Poesia; para o próximo número o escolhido é o Conto.
Tematizar nestes números iniciais os gêneros literários não significa abandonar estudos da língua, uma vez que as formas de composição, o estilo, as escolhas lingüísticas são inerentes à reflexão sobre os gêneros. Ao contrário, a literatura, além das características intrínsecas a ela – aguçamento da sensibilidade, valores, fruição desinteressada, alimento para a alma etc. – “leva a língua para onde quer”, como diz Umberto Eco, cria identidade e comunidade, “mantém em exercício, antes de tudo, a língua como patrimônio coletivo”, mas também a nossa “língua individual”.
A poesia, que inaugura nossa revista, é, pode-se dizer, o grau máximo de densidade poética e, talvez por se prestar menos explicitamente ao vínculo com a realidade imediata, é menos abordada enquanto gênero na escola, e tradicionalmente relegada a alguns procedimentos que visam a um aprendizado técnico, como métrica e rimas, sem conjugá-los à intrinsecamente interpretação.
Por último, devo dizer que os cinco projetos aqui publicados sobre poesia foram coletados ao longo de uma década, provavelmente outros se perderam antes que pudéssemos organizar o nosso banco de projetos. Realizados em grupo em determinados semestres, contaram posteriormente com ajuda de outros alunos para sua edição, cuja forma final foi dada por mim e por Richard Marcello, aluno da pós-graduação, responsável também por toda a parte gráfica da revista.

Neide Luzia de Rezende
0 comentários:

Postar um comentário

Revista INFLUXO

Do número 1 da revista Influxo constam sequências didáticas que trabalham a poesia elaboradas por alunos de licenciatura em Português da FE-USP

Seguidores


Marcadores